Outras medidas de digitalização são mais adequadas para as grandes empresas do que para as empresas recém-criadas. A inteligência artificial pode agora substituir muitos prestadores de serviços externos e depois ser utilizada, por exemplo, para uma otimização orientada para os interesses do cliente. Se os processos internos da empresa forem automatizados, o trabalho pode ser feito de forma mais eficiente na empresa digitalmente orientada.
De um ponto de vista puramente programático, a digitalização da aleatoriedade através do RNG já é um grande feito na roleta online. O gerador de números aleatórios gera sequências atribuídas exclusivamente de acordo com o princípio da aleatoriedade, resultando em hipóteses realistas de ganhar. No entanto, a IA é ainda inimaginavelmente maior e oferece um enorme potencial para muitas empresas digitais em fase de arranque.
IA ajuda a conhecer melhor o grupo-alvo
Se uma jovem empresa quiser apresentar-se no mercado, deve primeiro dirigir-se a um grupo de consumidores específico, ao contrário das empresas já estabelecidas. Quem não quiser passar semanas a estudar por si próprio as necessidades dos vários grupos de clientes relevantes para o marketing, pode encontrar em linha numerosas ferramentas de IA específicas para empresas em fase de arranque.
O objetivo não é tanto mudar o produto ou serviço em si. O objetivo é alargar a oferta na Internet para que uma nova empresa se apresente o mais amplamente possível desde o início. Quem estiver interessado nas necessidades dos solteiros com ou sem emprego permanente, bem como nos interesses das famílias jovens ou nas necessidades dos agregados familiares com várias gerações, obterá muitas informações relevantes em termos de marketing.
Melhor gestão dos clientes graças à inteligência artificial
A implementação de sistemas de IA não só garante que os potenciais compradores sejam visados através de títulos apelativos ou de ganchos estrategicamente formulados de forma inteligente. Com as possibilidades do marketing digital, as várias aplicações de IA facilitam a recolha de feedback dos clientes de forma automatizada.
Os dados podem ser arquivados com base no número único do cliente e depois processados para os vários objectivos das tácticas de marketing. Isto não só permite obter informações detalhadas sobre cada cliente existente, como também numerosas estatísticas sobre o género, a idade ou a hora preferida para encomendas online podem ser constantemente reavaliadas pelos algoritmos inteligentes da inteligência artificial moderna.
Análise da concorrência e das especificidades regionais em matéria de vendas
Só quem conhece muito bem os seus concorrentes pode apresentar-se especificamente no mercado com as suas ofertas. No entanto, a IA também pode incluir decisões políticas actuais na avaliação dos registos de dados. Se, por exemplo, o foco regional for a proteção ambiental com uma produção o mais sustentável possível, os valores da ferramenta de IA mostram dados utilizáveis em segundos.
Quem também otimizar o seu sítio Web para visualização móvel e aparecer em conformidade nos motores de busca será melhor encontrado a nível regional. A inteligência artificial fornece conteúdos adequados para que os utilizadores de telemóveis sejam melhor encontrados a nível regional.
Como é que a utilização da IA influencia o comportamento de compra dos consumidores
No supermercado, deparamo-nos com etiquetas inteligentes nos produtos. Onde antes havia etiquetas de papel aborrecidas sobre os preços de compra, existem agora etiquetas de preços digitais para preços dinâmicos. Tal como um retalhista pode influenciar diretamente o comportamento de compra dos seus clientes, também existem oportunidades interessantes no mundo das vendas digitais para muitos outros sectores de atividade.
O cliente torna-se previsível graças à IA
A IA para as empresas em fase de arranque baseia-se no reconhecimento de determinados padrões de comportamento de compra, que são utilizados para emitir previsões tão próximas quanto possível do mercado.
As pequenas e médias empresas dispõem de sistemas de IA fundamentalmente diferentes para um maior controlo das vendas do que os retalhistas regionais. O sortido e o inventário podem ser planeados próximo do consumo real, com a escassez artificial, em particular, a incentivar os clientes a comprar.
Determinar a melhor altura para vender com a inteligência artificial
Esta estratégia de marketing apoiada pela IA é facilmente reconhecível, por exemplo, nas numerosas ofertas de poupança durante os saldos em massa a nível mundial, como as ofertas anuais da Black Friday ou da Cyber Monday. Medido em relação à hora de compra mais popular, é apresentado um contador gerado por computador para pressionar o comprador potencialmente interessado. As horas de venda favoráveis são, por exemplo, as primeiras horas da noite, mas as pessoas também se apressam frequentemente a fazer encomendas em linha de manhã.
Gestão ou otimização da energia na cadeia de abastecimento
No marketing moderno, certos temas podem assumir um papel central, como a preocupação com uma maior neutralidade climática, a mudança para um abastecimento de energia regenerativa ou trajectos de transporte particularmente curtos.
Estas e outras actividades, como o compromisso social especial de uma start-up, podem ser analisadas com IA e depois utilizadas em publicidade direccionada para atingir emocionalmente determinados grupos de pessoas.
Consoante o grupo-alvo, vários critérios, como um elevado padrão de qualidade, o processamento sustentável de materiais ou produtos produzidos principalmente a nível regional, constituem o impulso decisivo para a compra.
A inteligência artificial permite um crescimento mais rápido das empresas
No arranque inovador com um enfoque digital no comércio a retalho, é possível garantir um crescimento mais rápido no mercado em geral. Ao fazê-lo, as suas próprias ofertas podem ser posicionadas de forma a atingir o maior número possível de clientes. Se seguir as tendências actuais do mercado antes de os concorrentes do seu próprio sector se aperceberem delas, pode garantir um lugar firme para a sua nova empresa.
Se uma empresa recém-fundada se tornar famosa praticamente de um dia para o outro, essa difusão viral de conteúdos não tem uma origem puramente casual. Pelo contrário, as empresas em fase de arranque orientadas para o crescimento seguem estas tácticas para manterem a sua estratégia de marketing constantemente actualizada.
Os decisores utilizam o potencial das inúmeras ferramentas de IA
Mesmo numa pequena empresa em fase de arranque, pode haver competências que se ocupem da análise do mercado local ou suprarregional. Este processo, que é importante para todas as empresas recém-fundadas, é apoiado pela inteligência artificial, na medida em que mesmo grandes quantidades de dados podem ser comparadas e avaliadas num período de tempo relativamente curto.
Desta forma, os decisores podem reagir especificamente às mudanças de tendência no mercado que os concorrentes sem IA apenas notam mais tarde. A aplicação de IA mais adequada para a sua própria empresa depende do conteúdo das ofertas e também pode variar consoante o grupo-alvo.
As empresas em fase de arranque poupam custos através da utilização precoce da IA
Acima de tudo, uma integração precoce de processos profundos de aprendizagem automática pode garantir um maior controlo dos custos na nova empresa em fase de arranque. Se os processos individuais típicos do marketing só posteriormente forem equipados com algoritmos inteligentes, isso pode resultar numa orçamentação evitável.
Especialmente se, após algum tempo de recolha de dados, tiver sido compilada uma quantidade representativa de dados, a avaliação das ferramentas de IA utilizadas fornece declarações orientadas para objetivos para um planeamento estratégico posterior.