Link building é um conjunto de táticas que visam obter links qualificados e relevantes de outros sites. A partir disso, é possível aumentar a autoridade e a reputação do site nos buscadores, melhorar o posicionamento orgânico, aumentar os rankings e o tráfego.
Um dos principais objetivos do link building é mostrar aos mecanismos de busca, como o Google, qual é a autoridade e popularidade do site diante dos demais. Se você quer saber como fazer link building, confira as nossas 5 melhores estratégias.
1 – Invista em uma agência de marketing digital
Se você deseja garantir o sucesso do seu negócio, fazendo link building de qualidade, o ideal é investir em um especialista. Isso porque, uma agência link building Brasil sabe exatamente como fazer link building corretamente, aumentando a visibilidade do seu site, impulsionando suas vendas e ampliando a autoridade do seu site.
2 – Busque parceiros
É claro que conquistar um link building muitas vezes não depende de você. Todavia, ter parceiros para link building é fundamental. Isso porque por um bom relacionamento com outros sites, as chances de ter mais link building para seu site aumentam.
Nesse sentido, os melhores parceiros são sites onde o Google confia, são autoridades de mercado, produzem bom conteúdo e estão relacionados ao seu nicho de atuação.
Além disso, geralmente esses sites já têm uma boa classificação para suas melhores palavras-chave e você pode usar algumas ferramentas para descobrir quais são. Para conseguir parceiros, o ideal é que você demonstre interesse em ajudar com algum problema do site e construir gradualmente uma relação de confiança.
3 – Crie conteúdos interativos
Antes de tudo, é importante ressaltar que existem diversos tipos de conteúdo para um site. Por isso você deve escolher qual conteúdo irá produzir. Geralmente, conteúdos mais inovadores e úteis como: pesquisas, guias, ferramentas, etc. Costumam desempenhar melhor desempenho nos sites. Isso porque, o link building deve ser inserido naturalmente no texto, fazendo com que o leitor sinta que aquele backlink foi feito organicamente. Por isso, se você tem um link building dentro de um texto informativo que te indique como solução de um problema ou algo do tipo, as chances do usuário clicar e interagir com seu site são muito maiores. Além disso, outra vantagem dos conteúdos interativos é que eles costumam ter muito mais compartilhamento que os conteúdos normais. Isso quer dizer que seu site ganhará muito mais visibilidade e alcance.
4 – Utilize páginas de recursos
Se você quer saber como fazer link building da melhor maneira, saiba que utilizar páginas de recurso é uma excelente estratégia. Isso porque, você pode criar páginas capazes de se transformar em fonte de links.
Para ter acesso a essas páginas, você pode digitar a sua palavra-chave nos mecanismos de busca e adicionar a palavra links. Feito isso, as principais páginas irão aparecer como resultado.
Além disso, você pode utilizar algumas ferramentas que conseguem analisar backlinks para você identificar e comparar os recursos dos seus concorrentes. Após utilizar as páginas de recurso, você pode desenvolver melhor a estratégia de conteúdo do seu site e atrair mais visitantes.
5 – Faça link building utilizando páginas quebradas
Essa estratégia consiste em buscar por páginas informativas que possuem link building inexistentes e que apontam para páginas com erros.
Você pode oferecer um conteúdo alternativo em troca parecido com o conteúdo oferecido pelo link original. Deste modo, você agiliza o processo de construção de links de alta qualidade.
Essa tática pode gerar resultados interessantes porque nem os usuários, nem o site ao qual você deseja vincular se beneficiarão de vincular a uma página com erros 404.
6 – Invista em guest post
Investir em guest posts é outra estratégia bastante interessante para fazer link building. Isso porque, o guest post é quando alguém é convidado a escrever em um site ou blog que não é seu.
Ou seja, se você possui um blog e convida um especialista no nicho do seu blog para escrever, esse post é classificado como guest post.
Então, se você conhece alguém que possui um site e te deixaria postar um artigo em seu blog, aproveitar essa oportunidade pode impulsionar e promover seu site.
Todavia, no caso de backlinks, os mecanismos de busca só valorizam e promovem guest posts entre sites que possuem nicho relacionado.
Além disso, avalie se o site que você vinculará à sua marca irá beneficiar seu site. Sites ruins, com conteúdo questionável, podem prejudicar o seu site, diminuindo a autoridade e perdendo a relevância nos mecanismos de busca.
7 – Link Building por fornecedores e parceiros
Se você vende produtos ou serviços de outras pessoas, fazer link building por fornecedores e parceiros é uma boa estratégia.
Isso porque, diversos fornecedores e fabricantes possuem páginas com listas de locais (virtuais ou presenciais) de onde comprar seus produtos, essas listas são links dos clientes que vendem para o consumidor final.
Ou seja, se você é vendedor de produtos de um fornecedor ou fabricante, o ideal é que você tenha um link building nessa lista. Caso não tenha, entre em contato com o seu fornecedor e saiba como fazer para que seu site esteja na lista.