As épocas sazonais são ótimos períodos de vendas para as empresas, se elas souberem como utilizar essas datas da maneira correta.
Vender mais nas épocas sazonais é a realidade das marcas que investem no marketing digital, e em suas diversas estratégias, com um direcionamento perfeito para a situação.
O mais importante no processo é o planejamento, que começa até mesmo 1 ano antes do período começar. O ideal é que esse planejamento aconteça assim, com antecedência, para que tudo ocorra como deve ser e todas as ideias possam ser exploradas e colocadas em prática a tempo.
Mas, falaremos mais sobre o assunto no decorrer de nosso conteúdo. Antes, vamos conhecer algumas das principais épocas sazonais. Confira!
Principais épocas sazonais
As épocas sazonais são excelentes períodos para aumentar vendas, por isso, é importante que você saiba quais são e, claro, quais são as principais. Aqui estão elas:
Natal
O natal é uma das épocas sazonais mais disputadas no mercado, para diversos nichos, sendo uma data festiva que envolve tanto a religião quanto as comemorações que envolvem presentes, banquetes e muito mais.
Está entre as melhores datas sazonais no Brasil e em diversos outros países do mundo, sendo a oportunidade de aumentar as vendas.
Páscoa
A páscoa é outra data que gera bons lucros para o comércio. Apesar de ser uma data religiosa, a venda neste período é mais voltada para os deliciosos ovos de chocolate, assim como outros doces e até mesmo peixes e outros frutos do mar (já que é um período que envolve também a quaresma).
Dia dos Namorados
O dia dos namorados é uma data excelente para restaurantes, lojas de presentes, etc, afinal, é o momento que os parceiros irão comemorar juntos. Está entre os períodos sazonais que mais vendem.
Dia das Mães e Dia dos Pais
Os dias reservados para comemorarmos a vida de tantos pais e mães é repleto de atividades em família, presentes e diversas comemorações. Também é uma época onde a busca por presentes é grande.
Verão
O verão é uma estação inteira de possibilidades, afinal, é a época de férias escolares, viagens, prática de esportes, etc, o que acaba movimentando o mercado na área de turismo, roupas de verão e muitos outros.
Como vender mais nessas épocas?
Se você deseja vender mais nessas épocas sazonais, confira só essas dicas:
Conheça profundamente o seu negócio
Conhecer o seu negócio é fundamental para a criação de uma campanha que funcione, afinal, quanto mais informações você tiver, melhor será o resultado final.
O mesmo vale para os seus clientes, conheça-os para saber o que irá gerar interesse de compra entre eles.
Planeje-se antecipadamente
O planejamento antecipado é fundamental para o andamento da campanha, além de possibilitar que alterações sejam feitas com antecedência, caso seja necessário, assim como uma visualização completa de todo o projeto antes que seja liberado ao público.
Esse planejamento pode começar a ser feito com 1 ano de antecedência, sendo que o indicado é que seja iniciado, no mínimo, com 6 meses de antecedência.
Ofereça produtos ou serviços exclusivos
Essa é a oportunidade de oferecer algum diferencial ao seu cliente, além de apostar em promoções e serviços únicos que só acontecerão nos períodos sazonais. Muitas pessoas deixam para realizar suas compras em datas comemorativas e que tenham descontos, como a Black Friday, por isso, invista em boas vantagens nos períodos sazonais.
Conheça bem o seu público-alvo para que saiba exatamente o que poderá gerar um bom impacto sobre eles.
Faça parcerias
Esse é o momento certo de criar boas parcerias, podendo ser feita com outras empresas, com influenciadores (que irão contribuir bastante para a divulgação de sua marca), com organizações sem fins lucrativos (como ONGs) ou até mesmo com grandes eventos.
Essas parcerias, além de divulgarem a sua empresa, poderão gerar impactos sociais importantes para o seu negócio.
Por exemplo, em um período sazonal natalino, é possível arrecadar brinquedos para crianças carentes através de uma parceria com uma ONG ou outro tipo de organização sem fins lucrativos.
Utilize as redes sociais para divulgar
As redes sociais são excelentes aliadas na divulgação de suas promoções e exclusividades dos períodos sazonais, por isso, invista nelas.
Além da produção de conteúdos relevantes em suas próprias redes, você pode utilizar as parcerias, que citamos acima, para aumentar ainda mais a visibilidade e melhorar o seu SEO Local.
Atente-se ao estoque
Por fim, mas não menos importante, esteja atento ao estoque da sua empresa, afinal, seria um péssimo negócio se o seu estoque se esgotasse no auge das vendas.
Por isso, faça um levantamento do quanto planeja vender e garanta que haverá muito mais disponível. Se o seu produto for por encomenda, certifique-se de que estará preparado para oferecer um serviço rápido e com uma entrega eficiente.
Se você vende diversos produtos, analise o mercado para conferir o que mais tem sido buscado nos períodos sazonais.