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5 estratégias de SEO para melhorar o ranqueamento de sua página no Google

5 estratégias de SEO para melhorar o ranqueamento de sua página no Google

Entender essas estratégias de SEO são essenciais para que negócios online consigam se destacar

Para conseguir se destacar na Internet hoje, não há alternativa: é preciso entender como a Otimização de Mecanismos de Busca (SEO, na sigla inglês) funciona e como suas técnicas e estratégias são capazes de favorecer uma colocação maior em ferramentas de pesquisa.

Recorrer à expertise que uma agência especializada oferece é fundamental para aumentar o alcance do seu negócio. Nesse cenário, as estratégias de SEO utilizadas têm um papel chave. Para facilitar a sua compreensão, conheça cinco estratégias que afetam diretamente esse ranqueamento, seja navegando por várias marcas de smartphone na versão mobile, ou em notebooks e PCs via desktop.

Capriche no conteúdo produzido

A chave para o ranqueamento na ferramenta de pesquisa continua sendo o conteúdo criado, apesar das mudanças feitas pelo Google recentemente. A publicação consistente de conteúdo que tenha valor e cause o engajamento dos usuários é fator número um para determinar o ranqueamento da página.

Por isso, o conteúdo criado não deve ser apenas um aglomerado de palavras-chave. Ele deve ter um valor único, distinto e que seja enriquecedor para os leitores.

Para quem tem e-commerce, criar um blog é recomendado. O conteúdo gerado por ele ajuda a responder às principais dúvidas dos clientes, e isso ajuda a obter um ranking melhor. Outro ponto é se o conteúdo criado está atualizado. Esse é um dos fatores de peso que o Google utiliza para montar o seu ranking. Já em relação ao tamanho, um estudo feito pelo HubSpot em 2021 mostrou que a média deveria variar entre 2.100 e 2.400 palavras.

Faça uma lista de palavras-chave

As palavras-chave ainda desempenham um papel essencial para otimizar o ranqueamento da sua página e site. O ideal é utilizar uma ferramenta de busca de palavras-chave que o auxilie a elaborar uma lista com aquelas que são mais relevantes para o seu nicho.

Para quem é novo no mercado, uma boa dica é focar em palavras-chave que não são tão competitivas. Ou seja, aquelas que não são as principais do seu nicho, mas ainda estão relacionadas ao seu negócio. Por serem menos competitivas, é mais fácil ganhar espaço e notoriedade com o uso delas, conquistando um ranking maior no Google. Essa estratégia ainda é vantajosa pelo fato de se criar um tráfego orgânico para o seu site, o que também vale muito para esse ranqueamento.

Saiba o que a sua audiência está procurando

Um erro comum é criar conteúdo desenfreado apenas para aumentar o ranqueamento, visto que essa técnica não é efetiva. Isso porque acaba-se criando um conteúdo sem relevância para a sua área de atuação.

Para evitar isso, é fundamental saber o que a sua clientela está procurando ou tem interesse. Isso envolve a criação certeira do buyer persona do seu produto ou serviço, facilitando a compreensão das expectativas da sua audiência. Como resultado, ficará mais fácil produzir conteúdo de qualidade para ela.

Construa link building de qualidade

Um dos componentes mais essenciais para qualquer página e que interfere muito no ranqueamento dela é o seu backlink. Isso acontece sempre que, em um texto, um site coloca um link para outro site, criando o chamado backlink para o segundo site. Esse mecanismo é essencial por ser considerado como um “voto de confiança” para o algoritmo de busca do Google. Isso sem contar que quanto mais prestigiado e bem avaliado for o site que está sendo “linkado”, mais forte se torna o backlink do seu texto.

Assim, é importante que o texto do seu site procure construir um link building forte e orgânico. Essa construção não deve focar apenas em linkar vários sites que estejam bem ranqueados no Google: é necessário também que o seu conteúdo tenha valor e esse seja o principal objetivo ao construí-lo.

Dessa forma, os backlinks posicionados irão apenas reforçar a relevância do que você construiu. E quanto as estratégias de seo, os links patrocinados são vistos também por alguns como mais uma forma de posicionamento.

Não faça o upload de arquivos grandes na sua página

É verdade que acrescentar imagens e vídeos gera valor para o conteúdo que você produz, ajudando a atrair mais visitantes para o seu site. Entretanto, é bem provável que esses arquivos sejam considerados grandes e, consequentemente, acabam afetando o tempo de carregamento da página.

E esse tempo de carregamento é justamente um dos fatores que afetam o ranqueamento no Google. Além disso, outro ponto afetado é a compatibilidade com dispositivos móveis. Afinal, quanto maior for o tempo de carregamento e quanto mais informações forem necessárias para carregar, mais dados são necessários que o usuário consuma.

Para ajudá-lo, vale utilizar extensões e outras ferramentas que ajudam a diminuir o tamanho de arquivos dessa natureza, mas sem perder a qualidade. Busque evitar upar imagens de alta resolução. No geral, uma boa prática é que os arquivos de imagens, GIFs e vídeos tenham no máximo 500 KB.