Nascidos a partir de 1995, a geração Z apresenta comportamentos diferentes em relação ao mercado de trabalho e ao consumo.
O início da vida adulta é um desafio para todos os jovens. Essa etapa da vida representa um começo de um novo momento, de maior independência e liberdade, mas também traz consigo muitas responsabilidades. Ao mesmo tempo, há preocupações com o trabalho, os estudos e o cuidado com um canto próprio.
Agora, quem passa por esse momento na sociedade é a geração Z, que demonstra comportamentos e anseios diferentes daqueles das gerações anteriores. Mais materialistas, eles estão mais preocupados em utilizar o próprio dinheiro para adquirir bens materiais para mobiliar o seu cantinho, como geladeira, móveis e máquina lava louças. Neste texto, entenda melhor como essa geração se caracteriza e se comporta no mercado de trabalho.
O que é a geração Z e como ela se caracteriza?
Para facilitar o entendimento das aspirações da geração Z, é importante, primeiro, caracterizá-la. Ela se refere às pessoas que nasceram a partir de 1995, sendo a primeira geração que nasceu e cresceu em um ambiente completamente digital. Ou seja, desde pequenos, eles já tinham contato e sabiam lidar com tecnologias como computadores e smartphones.
Por causa disso, eles criaram uma íntima relação com o mundo digital, dominando com mais facilidade do que as demais gerações as tecnologias que envolvam a informática. Essas pessoas estão mais atentas às inovações tecnológicas e compreendem melhor os ambientes digitais que surgiram na internet nas duas últimas décadas, como as redes sociais.
Por outro lado, é uma geração que está mais preocupada com o próprio futuro — muitas vezes, encarando-o com desânimo. Um exemplo disso é em relação ao futuro no mercado de trabalho. Se para a geração X (nascidos entre 1960 e 1980), o diploma universitário era garantia de uma carreira de sucesso, hoje ele não transmite a mesma garantia. A alta competitividade no mercado e a flexibilização das leis trabalhistas tornaram as opções de emprego menos atrativas, tornando mais difícil ter o crescimento econômico e pessoal que as gerações passadas tiveram.
Quais são os comportamentos da geração Z?
A geração Z ainda apresenta outros comportamentos dentro do mercado de trabalho e em relação a outras questões envolvendo a vida adulta e o futuro. Um levantamento feito pela consultoria de RH e outsourcing EDC Group mostrou que a geração Z é menos engajada no trabalho, com cerca de 12,5% dos trabalhadores de 18 a 25 anos afirmando que não cumprem o expediente.
Além disso, os entrevistados também relatam outras características que demonstram esse desapego, como começar a jornada de trabalho depois do horário previsto. Cerca de 25% dos entrevistados também concordaram que essa geração realiza exatamente o que foi contratada para fazer, não fazendo nem mais nem menos.
Ao mesmo tempo, uma pesquisa feita pelo Grupo Consumoteca apontou outro comportamento pertinente dessa geração. Os dados do levantamento mostram que a geração Z está mais interessada em conquistar a independência financeira e em adquirir bens materiais, como imóveis. Inclusive, a casa própria é o alvo principal de 83% dos entrevistados, com os automóveis vindo em segundo lugar.
Isso é uma característica bem diferente dos millennials, geração anterior e que engloba pessoas entre 27 e 41 anos. No caso deles, a principal prioridade era o estilo de vida, que envolvia investimentos em cursos, viagens e intercâmbios. Outra diferença notável entre as duas gerações é a forma como elas buscam alcançar esses objetivos. Os millennials procuravam o emprego dos sonhos, que estivesse alinhado com o seu propósito de vida — mesmo que ganhassem menos por isso. Já a geração Z dá mais enfoque ao dinheiro, com cerca de 73% dos entrevistados relatando que buscam rendas adicionais para ganhar além do trabalho regular.
Por causa dessas características, a geração Z também demonstra mais interesse em contar com bens materiais que possam ser utilizados para mobiliar o seu espaço. Aparelhos eletrônicos de última geração, que contam com diversas funcionalidades capazes de facilitar as atividades do dia a dia, são alguns dos itens mais visados pelos membros dessa geração.
Fonte da imagem em destaque: Foto de Andrea Piacquadio