Neste artigo, abordamos sobre o marketing no mundo atual e sua evolução. Também falaremos sobre a diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital e veremos como sua empresa pode aproveitar ao máximo diante do cenário atual.
O marketing mudou muito ao longo dos anos, mas também mudou a forma de adquirir e consumir os produtos. Nos dias atuais não funciona mais aquela tática de tentar empurrar produtos e serviços a qualquer custo.
Atualmente é preciso uma boa comunicação com os consumidores e fazê-los sentir-se valorizados e satisfeitos com a aquisição.
Outro ponto importante foi um aumento da automação do e-mail marketing e das mídias sociais. Esses recursos têm ajudado a aproximar os clientes das empresas e ambos os lados saem ganhando.
No entanto, quem não tem se adequado à essa nova realidade tende a perder campo e reduzir as vendas.
Diante de uma infinidade de estratégias do marketing atual, muitas empresas adotam a chamada isca digital. É como se fosse um brinde online e em troca o cliente informa o seu e-mail.
Com isso, é formada uma lista de e-mails bem otimizados. Dessa forma, facilita a comunicação e não precisa gastar dinheiro com o marketing tradicional.
Com a evolução do marketing dos últimos anos, há mais oportunidades para os profissionais que trabalham nesse e em outros ramos como nunca antes.
Portanto, neste artigo você perceberá que os trabalhos de marketing são abundantes em todos os setores, carreiras diferentes e nichos diversos.
Sendo assim, confira tudo sobre: o que é marketing atual; sua origem; como o marketing digital ganhou espaço e qual o futuro do mesmo.
Marketing antigo e atual
O mundo do marketing mudou imensamente nas últimas décadas. Com isso, o marketing tradicional vem perdendo espaço. Afinal, o marketing online custa mais barato e tem um potencial sem igual.
Se observarmos, existem até vestígios romanos em londres que remetem a história e nos faz refletir sobre o marketing da época. Coisa que mudou bastante ao longo dos séculos.
No entanto, é necessário um entendimento desse novo conceito e como fazer tudo da melhor forma. Além disso, se pararmos para observar, as empresas estão usando novas técnicas para gerar vendas recorrentes e fidelizar os clientes.
Para isso, criamos um excelente conteúdo sobre os erros no Marketing Digital que muitos cometem e como edita-los.
Vejamos um pouco sobre o marketing antigo e o atual.
Marketing antigo
Com a antiga forma de fazer marketing, os profissionais dessa área interagiam diretamente com o cliente de forma presencial ou por meio de outras mídias.
Diferente do marketing na sociedade atual, a publicidade antiga dependia fortemente da televisão, anúncios de rádio, anúncios impressos e até dos outdoors.
Dessa maneira, alguns anos atrás, se uma loja precisasse divulgar promoções das melhores impressoras tanque de tinta, ela teria de apelar pelo marketing tradicional.
Atualmente, ainda é usado esse tipo de marketing. No entanto, isso se tornou opcional. Dessa forma, as empresas podem se destacar mesmo sem o uso do marketing tradicional.
Vantagem do marketing antigo: mais fácil controlar o impacto de uma mensagem em um público alvo; desvantagens: despesas mais altas e baixo ROI para algumas campanhas.
Marketing atual
O marketing atual mudou drasticamente nos últimos anos, com a expansão da internet e o crescimento das redes sociais. Com essa mudança, os profissionais de marketing e os empresários precisam confiar em diferentes tipos de publicidade, para se manterem visíveis.
O marketing digital no mundo atual aproximou as marcas e os clientes como nunca antes. Seja através do email marketing, chat online ou mesmo ao dar um feedback.
Além disso, uma das principais mudanças no marketing foram as relações públicas. Sendo que, nos dias atuais, o marketing online é usado fortemente para campanhas de políticos, por celebridades e para eventos.
O que é publicidade online? A publicidade on-line é uma forma de marketing que as pessoas fazem em blogs, sites e plataformas sociais. A mesma se baseia no uso de banners, anúncios gráficos, janelas pop-up e patrocínios feitos para promover seus produtos ou serviços.
Digamos que uma empresa de aluguel de ônibus deseja alcançar pessoas interessadas no seu serviço. Com a nova forma de se fazer marketing, é possível segmentar os anúncios para alcançar as pessoas interessadas em alugar seus ônibus.
Assim, evita desperdiçar dinheiro atoa e esse tipo de marketing é muito mais relevante para usuários específicos na Internet.
A evolução do Marketing
O conceito de marketing se originou do latim da palavra “mercatus”, nome dado a um local destinado para a comercialização de mercadorias.
Também há quem diga que o termo deriva do inglês “market” que em português significa “mercado”.
Mesmo que a prática de se fazer propaganda seja de origem primitiva, mas só a partir do início do século XX que começaram a estudar a forma de se fazer Marketing.
Com o avanço tecnológico e as necessidades cada vez mais evidentes das empresas de se adaptarem às novas mudanças de consumo, o estudo do marketing se modernizou.
Marketing Tradicional
O marketing tradicional é baseado nos princípios de oferta e da demanda de mercadorias. Sendo assim, é importante entender quem são os clientes e o que eles querem. Também utilize os materiais disponíveis para fazer a oferta chegar ao conhecimento dos clientes.
Normalmente, o marketing tradicional é feito através de rádio, TV, conteúdo expresso, banners e carros de som.
O marketing tradicional existe há mais de 100 anos e ele continuará sendo uma boa base de uma estratégia de marketing. No entanto, não podemos ficar engessados apenas nesse sentido. Afinal, o mundo se modernizou e todos os clientes em potencial estão na internet.
Marketing Digital
No mundo atual, os negócios já não conseguem prosperar sem o uso do marketing digital. Dessa forma, para disputar o cliente em potencial, uma determinada empresa não pode ficar de fora dessa realidade.
Além disso, a presença nas redes sociais é um dos fatores para o alcance de popularidade e de sucesso de uma marca.
Dessa forma, é capaz de remover o nível de complexidade nas relações entre clientes e a marca e é uma forma de sempre estar em comunicação com os consumidores.
Vale a pena investir no marketing atual?
Se você está se perguntando como fazer vendas e não tem certeza se investir em marketing vai ajudar muito, saiba que sem propaganda os negócios não andam.
Além disso, o marketing no mercado de trabalho atual tem um peso importantíssimo. Dessa forma, se você tem certas habilidades e mesmo assim não consegue emprego, o que pode estar faltando é uma boa divulgação.
O Marketing no cenário atual tem superado além das expectativas. Um exemplo disso é o trabalho de afiliado, quem trabalha com isso vende produtos mesmo sem ter estoque e recebem boas comissões.
Os afiliados se cadastram em plataformas que dispõem de um programa de afiliados. Depois disso, eles fazem todo o trabalho de marketing e conseguem vender produtos de empresas sem precisar sair de casa.
Dessa forma, é possível perceber o poder do marketing no mundo atual e as inúmeras possibilidades de trabalho que a nova forma de fazer publicidade nos proporciona.
Quanto eu devo investir no marketing atual para ter resultados? Os investimentos em marketing são essenciais e vão ajudar o crescimento do seu negócio, mas não temos um valor exato. Afinal, atualmente existem o marketing pago e o marketing orgânico (que é o gratuito) vindo de postagens nas redes sociais e pesquisas no Google.
Dessa forma, a pessoa pode recorrer a uma agência de SEO para ajudar a ter resultados de forma orgânica. Mas devemos ter um equilíbrio entre publicidade paga e grátis para que os resultados ocorram da melhor forma possível
Ainda vale a pena investir no marketing tradicional?
Investir no marketing digital não é necessário se você tiver atividades de aquisição de clientes exclusivamente boca a boca. Nesse caso, o marketing tradicional irá funcionar perfeitamente. Ainda você pode fazer panfletos, cartões, utilizar anúncios na rádio local e até mesmo anunciar em carros de som.
Além disso, mesmo se você está no meio virtual e quiser expandir para as mídias tradicionais, não tem problema algum. Isso também pode ser uma boa forma de tornar o seu produto conhecido por pessoas que não usam a Internet.
Confira nosso tutorial ensinando como saber o IP do celular.
Como se adaptar com o marketing do mundo atual?
Um dos principais desafios das empresas mais antigas é de se adaptar com o novo marketing e fazer com que sua mensagem chegue ao público da melhor forma.
A transformação do marketing fez com que as empresas de maior potencial econômico chegassem a um patamar ainda maior.
Mas os pequenos empreendedores que foram em busca de capacitação para trabalhar com o marketing digital também têm conquistado bons resultados.
No entanto, quem nunca quis dar crédito ao potencial do marketing atual e agora pretende levar a sua marca para essa nova dimensão, certamente vai encontrar dificuldade.
Mas nunca é tarde para aproveitar ao máximo as redes sociais e a publicidade feita nos buscadores, em blogs e até mesmo em canais no YouTube.
Dessa forma, o marketing digital conecta os compradores com vendedores, especialmente em um mundo dominado por canais digitais e mídias sociais de massa.