O marketing de afiliados poe ser uma boa maneira de uma empresa crescer. Com ele, você pode transformar seus seguidores ou leitores em clientes. Ao invés de promover seus próprios produtos, aderir a um programa de afiliados significa dar mais visibilidade para outras marcas. E, uma vez registrado como afiliado, você receberá um link ou código exclusivo que rastreia suas vendas e redirecionamentos. Através dele, você consegue obter uma renda passiva com seu conteúdo.
Entenda aqui como o marketing de afiliados pode lhe ajudar a ter uma boa renda passiva com o seu conteúdo criado. Vamos te dar algumas dicas do que fazer para ter sucesso com essa estratégia. Com as explicações, você compreenderá quais os fatores essenciais para ter sucesso.
Por que o marketing de afiliados é tão popular hoje em dia?
Antes de passarmos às dicas para sua estratégia de marketing de afiliados, você precisa entender por que ela é tão popular. A primeira razão é simples: esta indústria global vale mais de US$ 17 bilhões atualmente e deve ultrapassar US$ 20 bilhões nos próximos 4 anos.
De modo geral, ele é popular para afiliados porque podem usar seus sites ou páginas normais para anunciar ofertas em nome de empresas e marcas de várias maneiras. Seus artigos de blog, vídeos, e fotos podem ter avaliações, anúncios, links de produtos e muito mais. Através deles, os afiliados recebem o pagamento de forma predefinida. Este pode ser quando o usuário cliente clica no link (PPC/Pay-Per-Click) ou apenas quando o cliente compra o produto (CPA ou Cost-Per-Acquisition).
Para as empresas, o marketing de afiliados, no entanto, representa uma forma boa e barata de promoção. Como os links são adicionados em parceiros diferentes, o tráfego orgânico é maior do que o obtido por meio de uma campanha publicitária do Google Ads. Isso porque afetam na classificação no ranking Google.
Para fins de SEO, os sites indicados ganham um “backlink” de outro site para o deles. Visto que quanto mais backlinks tiver, melhor o Google classificará a página, eles podem ser os primeiros colocados no buscador. Assim, quando um usuário procura pelo que a empresa oferece, encontra rapidamente.
Dicas de marketing de afiliados para iniciantes
Agora que você sabe como funciona o marketing de afiliados, é hora de aprender o básico. Essa estratégia é bem simples e pode ter muito sucesso se você começar da maneira certa. Portanto, este post está aqui para ajudar os iniciantes a começar e monetizar seu conteúdo.
1. Escreva o que você sabe: ganhe a confiança dos usuários
Antes de se tornar um afiliado, é preciso criar uma base leal de seguidores. Isso quer dizer que, para ter sucesso, você necessariamente precisa de um perfil ou site com certo volume de conteúdo. E não adianta ser qualquer conteúdo, ele precisa ser informativo e útil.
Se você ainda não tem um site pronto, tente escrever uma boa quantidade de conteúdo antecipadamente. Pense no seu conteúdo editorial, nos tópicos e tendências sobre os quais se interessa e em como você pode encontrar produtos que sejam relevantes para eles.
Para pessoas mais experientes, se você acredita nos produtos sobre os quais escreve e eles estão conectados ao conteúdo editorial, isso facilitará muito a monetização.
Pense assim: se você estivesse procurando os melhores casinos do mercado, você preferiria seguir a dica de um site com 30 artigos, onde só 2 são sobre cassino, ou 20, onde cada um é uma análise de um casino diferente? Obviamente, o site especializado será a resposta.
Assim, essencialmente, para construir confiança, o valor do seu conteúdo precisa ser duplo. Ele precisa não apenas informar aos usuários quais as vantagens das compras consideradas, mas também fazer com que a compra seja o resultado natural da sua leitura.
E, com o tempo, você precisa atualizar o conteúdo para evitar que ele se torne obsoleto.
2. Engaje seus usuários
Depois que você ganhar a confiança dos seus usuários, é hora de criar uma relação com eles. Afinal, a chave para ganhar dinheiro com marketing de afiliados é ter um público fiel e engajado que se preocupa com o que você tem a dizer.
Como isso é difícil de fazer se suas campanhas de marketing de conteúdo estão lutando para alcançá-los, sugerimos criar uma lista de e-mail ou newsletter. É possível até mesmo automatizar o envio dos disparos, se preferir.
Por incrível que pareça, não precisa ser nada muito complexo. Simplesmente enviar e-mails promocionais e informar aos leitores sobre o produto, conteúdo e atualizações da campanha pode ser suficiente para ter sucesso. Com essa comunicação direta, você terá um engajamento muito maior.
Além disso, você usar dessa comunicação para oferecer recompensas exclusivas. Como os bônus podem ser qualquer coisa, desde que sejam algo que o mercado-alvo goste, você não precisa de recompensas monetárias para incentivar os usuários a escolher o seu link.
3. Saiba como escolher seus parceiros
Se você já tem um público fiel, é hora de escolher seus parceiros para o marketing de afiliados. Para ter sucesso, é indicado que preze sempre por empresas e produtos que alinhem com o seu conteúdo.
No entanto, não vale a pena ter apenas um parceiro. O ideal é que você esteja afiliado a várias empresas. Desse modo, caso não goste mais do produto, ou perca a parceria, seu orçamento não será tão prejudicado.
Um erro comum que novos afiliados cometem é indicar itens sem limites, incluindo produtos de qualidade baixa, com a esperança de ganhar dinheiro da venda. No curto prazo, há uma vantagem econômica nisso. Mas, ao longo prazo, essas recomendações levam os usuários a desconfiarem do criador de conteúdo.
Assim, saber escolher parceiros também irá lhe ajudar a evitar se envolver em escândalos.
4. Tenha uma boa estratégia de negócio
Quando você procurar comerciantes sobre os quais escrever ou produtos que deseja avaliar, tenha em mente a taxa de comissão que eles pagam. Quanto melhor a taxa, mais dinheiro você ganhará se realizar uma venda.
Assim, você deve sempre considerar diferentes variáveis ao calcular quanto as comissões de afiliados podem render. Além do preço do produto, o tamanho da empresa e o valor que ela atribui ao marketing de afiliados afetam a taxa de comissão.
Como afiliado, você precisa se proteger para não receber pouco. Faça as contas. Pense em quanto tempo você precisa dedicar à promoção do produto. Compare serviços e taxas de diferentes programas de afiliados.
Fique atento também aos seus resultados. As taxas de conversão, as taxas de cliques e o valor médio do pedido podem ajudá-lo a identificar rapidamente problemas com o desempenho de suas campanhas.
Nada é melhor do que combinar uma alta taxa de comissão com um produto em que você acredita e que dá resultados em conversão.
5. Respeite padrões éticos
Ser ético é a parte mais importante do marketing de afiliado. Como mencionado anteriormente, divulgar empresas e produtos de baixa qualidade são uma maneira certa de se prejudicar com os usuários. No entanto, não é só com isso que você precisa se preocupar.
Você precisa ser sempre honesto e aberto sobre os links afiliados em seu conteúdo. Não tente escondê-los ou mascarar suas intenções de ganhar dinheiro, pois isso pode destruir sua credibilidade.
Portanto, independentemente dos métodos de marketing de afiliados que você usar, seja útil primeiro e depois se preocupe com as vendas.
Como resultado, sua escrita soará menos agressiva e mais autêntica. Sua disposição em ajudar ficará evidente em seu conteúdo. Quando você acredita em um produto ou marca, os leitores podem perceber.
Quanto melhor for a qualidade de suas recomendações, mais cedo os leitores confiarão em você como um lugar para aprender sobre os produtos que desejam comprar e começarão a comprar com base em suas recomendações.
6. Use táticas de SEO
Para quem deseja crescer como comerciante afiliado, incorporar o SEO local em suas estratégias de marketing afiliado é essencial.
Os gostos dos consumidores geralmente seguem tendências, portanto, como comerciante afiliado, é importante manter-se atualizado. As ferramentas de pesquisa de palavras-chave podem ajudá-lo a se manter atualizado, mostrando tendências nas atividades de pesquisa.
Faça suas postagens em torno dessas palavras-chave especiais e você verá que seu tráfego orgânico começará a aumentar à medida que sua maioria for indexada e as pessoas as descobrirem.
Você também pode redirecionar o conteúdo para e-mail, mídia social e outros canais. Não hesite em usar táticas de SEO para melhorar a legibilidade e performance da sua página.
E, obviamente, torne o seu site rápido, fácil e acessível. Quanto mais rápido e bem-organizado o seu site for, maiores as suas chances de manter a atenção do leitor.
O marketing de afiliados vale a pena
O marketing de afiliados vale a pena tanto para a empresa divulgada quanto para quem divulga. Mas, embora o processo seja bastante simples, a prática na realidade pode ser desafiadora.
Em vez de confiar na intuição ou suposições, tenha um plano sólido de marketing de afiliados. Redobre o que está funcionando e melhore aqueles que precisam de ajustes. Experimente de vez em quando novas dicas e truques para encontrar mais maneiras de fornecer melhor conteúdo.