Pular para o conteúdo
Início » Por que converter vídeos e como fazer isso?

Por que converter vídeos e como fazer isso?

Por que converter vídeos e como fazer isso

Não consegue postar seus vídeos em todas as plataformas? Gostaria de poder convertê-los para algum formato compatível com a maioria das plataformas e dispositivos? Então, este artigo é para você!

Quem trabalha com conteúdo, certamente, já percebeu que os vídeos estão em alta, porém, não basta apenas que sejam super interessantes, é preciso entender que determinados formatos não são compatíveis com todas as plataformas e dispositivos, e é aí que muitos criadores se enrolam.

Afinal, como resolver esse problema e fazer com que aquele vídeo, super interessante, possa ser divulgado nas redes sociais, webinars, podcasts, lives, enfim, que seja compatível com todas as plataformas. Quer saber? Continue a leitura.

Quando é preciso converter vídeos

Já aconteceu de, mesmo tendo criado um vídeo bem interessante e criativo não ter conseguido publicá-lo em uma determinada plataforma?

Outra possibilidade é quando se realiza e grava um evento online, e na hora de editar, isso pode ser um problema.

Ou, recebe algum vídeo super interessante, mas não consegue abri-lo em seu dispositivo, sem que apresente falhas e erros. 

Ou ainda, se interessa por um conteúdo educativo aberto, em uma rede social, quer baixá-lo para poder revê-lo com mais calma ou até compartilhar com conhecidos, mas não sem sucesso…

Então, sabe qual a solução simples para todos os problemas de compatibilidade de vídeos? Usar um conversor de vídeo!

Pois é, como, atualmente, o vídeo se tornou a principal estratégia de marketing, é fundamental contar com um bom conversor de vídeo e, assim, garantir que possa divulgar seu conteúdo, sem problemas, nas redes sociais, webinars, podcasts e lives.

E mesmo quem gosta de baixar vídeos para guardá-los no dispositivo, ou compartilhá-los com amigos, vale apostar em um bom conversor de vídeo.

Afinal, o que é um conversor de vídeo?

Muito útil em diversas situações, não apenas nas citadas acima, ainda mais em tempos onde os conteúdos em vídeo estão por toda a parte, contar com um bom conversor de vídeo é muito importante.

Um conversor de vídeo nada mais é que uma ferramenta que altera a extensão de um vídeo para que o mesmo seja compatível com diferentes plataformas, ou alguma específica, geralmente, podendo também compactá-lo para diminuir seu tamanho e facilitar sua armazenagem, no final, possibilitando sua reprodução na extensão modificada.

Dessa forma, por exemplo, se você tem uma mídia em MP4, mas seu dispositivo só consegue ler MP3, o conversor de vídeo irá decodificar o formato MP4 original do arquivo e convertê-lo em MP3, que é aceito em seu player. 

Geralmente, os conversores de vídeo já possuem diversos codecs integrados para que possa ser reproduzido em diferentes formatos de mídia.

Vale saber que, apesar da conversão de extensão ser uma função muito importante, a maioria dos conversores também oferece outras possibilidades, tais como:

  • Gravar DVDs;
  • Baixar vídeos e músicas de redes sociais;
  • Editar vídeos e áudios;
  • Extrair áudio de vídeos;
  • Transformar vídeo em áudio…

Enfim, uma série de possibilidades e funcionalidades que  devem ser consideradas na hora de você escolher um conversor de vídeo.

Para quais formatos um conversor de vídeo pode converter?

Certamente, isso vai depender muito do conversor de vídeos escolhido, mas, geralmente, a maioria deles, consegue ler e converter quase todos os formatos existentes, com maior ou menor qualidade final, por isso, a importância de escolher muito bem o software. 

Dentre os formatos mais usados, podemos destacar: MP4, AVI , MKV, M4V, WMV, MPG, ASF, M2TS, 3GP , FLV, SWF, MOV, GIF, WEBM, HTML5 WEBM, HTML5 OGG, HTML5 MP4, MPEG, H264, H265, VOB, 3G2, MOD, RMVB, etc.

Como é feita a conversão de vídeos

A boa notícia é que fazer a conversão de vídeos é muito simples, nem sequer é preciso  ter conhecimentos avançados de tecnologia ou edição para realizá-la de uma forma simples e correta.

Certamente, cada conversor oferece diferentes possibilidades, algumas exigindo o link do vídeo a ser convertido, outras permitindo arrastar e soltar os arquivos, por isso, é importante conhecê-las antes de escolher o software que mais combine com o que precisa.

Basta escolher o mais adequado e que seja mais fácil de utilizar, fazer o download e pronto, poderá converter os seus vídeos facilmente e começar a compartilhar suas criações de mídia com outras pessoas ou utilizá-las na sua estratégia de marketing.

Qual o melhor conversor de vídeos?

Apesar de já existirem muitas opções de conversores de vídeo, o Movavi Video Converter ainda é o software mais baixado e preferido de quem trabalha com conteúdo nesse formato. 

Portanto, se procura por um ótimo conversor de vídeo, com opção gratuita e excelente usabilidade, o Movavi Video Converter é a solução certa para você.

Este aplicativo está disponível para download tanto para dispositivos Windows quanto Mac, com suporte para mais de 180 formatos diferentes, permitindo converter todo tipo de vídeos: arquivos AVI, arquivos MOV, arquivos MP4 e muito mais. 

E mais, Movavi também funciona como um compressor, permitindo aos usuários comprimir vídeos de forma rápida e eficiente sem perder nenhuma qualidade. 

E as vantagens não param por aí, Movavi também oferece a conversão com alta velocidade e qualidade, facilitando na hora de transferir seus filmes, músicas e fotos em qualquer formato para qualquer plataforma ou dispositivo.

Para quem não sabe, Movavi Video Converter é reconhecido por profissionais, não apenas por oferecer suporte a uma ampla variedade de formatos de mídia e dispositivos móveis, codificação de arquivo de alta qualidade e processamento de alta velocidade, mas também por oferecer uma série de recursos de edição, até mesmo a adição de legendas e IA, aumentando a qualidade dos vídeos.


Em relação ao suporte, Movavi é compatível com todos os tipos de formatos, desde MP4, GIF, AVI, MOV, RAW, WMV, DVD, VOB, MKV, MP3, entre outros, sem falar que o software não exige conhecimentos de tecnologia, basta fazer o download do aplicativo e começar a compartilhar suas criações de mídia.


Enfim, como podemos ver, utilizar um conversor de vídeo é muito simples e intuitivo, principalmente, no caso do Movavi, que não só vai resolver problemas relacionados à compatibilidade, como ainda oferecer uma série de possibilidades que vão deixar seu vídeo com qualidade profissional e pronto para ser compartilhado nas mais variadas mídias.

Sair da versão mobile