Representar marcas e produtos de terceiros se tornou a solução para a vida financeira de muitas mulheres. Além disso, o empreendedorismo feminino tem crescido cada vez mais nos últimos anos.
Está com o orçamento apertado? Quer encontrar formas de sair das dívidas? Graças à expansão do mercado digital, agora ficou mais fácil vender e divulgar seus produtos, fazer vendas online ou presencial e ainda obter mais lucros em cada mercadoria vendida ao optar por uma máquina de cartão com menor taxa.
Assim, com o crescimento do empreendedorismo feminino, novos negócios vêm surgindo, como revendas de produtos de beleza, roupas, joias, entre outros. É dessa forma que muitas mulheres estão conseguindo contornar as dívidas, complementar a renda e adquirir independência financeira para, quem sabe um dia, viver do próprio negócio. Quer saber como empreender? Leia até o final!
Empreendedorismo feminino: a ascensão no Brasil
O empreendedorismo feminino tem alcançado a cada ano mais espaço no mercado, movimentando a economia do país. No geral, as mulheres têm conseguido atingir posições mais elevadas dentro de suas ocupações.
Podemos constatar isso por meio dos dados levantados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Atualmente, os altos níveis hierárquicos de uma organização, como diretorias, têm sido ocupados por 26% de mulheres. Como vice-presidentes, os números mostram 23%; e os cargos de conselhos são representados por 16%. No entanto, como CEOs (Chief Executive Officer) das empresas brasileiras, a porcentagem ainda é de 13%.
Dessa forma, como um desejo de crescimento profissional, conquista da independência financeira ou como complemento da renda mensal da família, o empreendedorismo feminino veio como uma saída para mudar a realidade da vida das brasileiras. Muitas delas viram que empreender era uma oportunidade de contornar os problemas financeiros e obter maiores ganhos mesmo com baixa escolaridade.
Graças ao crescimento da internet, as plataformas digitais estão ajudando as pessoas a obter uma fonte de renda com as revendas de produtos dos mais diversificados nichos, como é possível anunciar e tornar as marcas conhecidas, consequentemente alcançando bastante pessoas e atraindo clientes.
Como incentivo, as empresas estão facilitando e apoiando o público feminino a alcançar lucro representando a marca por meio de revendas. É o exemplo de Camila Emiliano, que começou como revendedora da Hinode e hoje é uma executiva.
“Eu iniciei esse projeto na Hinode há nove anos. Como estava em busca de uma fonte multiplicadora das minhas rendas, decidi não ser apenas uma revendedora de catálogo, mas sim uma empresária no ramo de cosméticos”.
Revendas: uma fonte de renda
Todo e qualquer empreendedorismo está repleto de desafios. Por isso, para enfrentar as dificuldades ao iniciar e não desanimar, é fundamental manter a constância e saber quais estratégias aplicar para ter um bom posicionamento nas redes sociais a fim de não desistir perante o primeiro obstáculo que surgir.
Dessa maneira, elaborar o planejamento do seu negócio, seja como revendedora, seja como dona do próprio produto, irá ajudar a dar o primeiro passo. Primeiramente, avalie que tipo de produto ou serviço você deseja prestar. Depois, pense na estrutura do seu negócio: ele pode sobreviver inicialmente sem uma loja física? Se sim, é possível economizar fazendo divulgações pela internet, utilizando plataformas de vendas.
Faça um levantamento sobre os investimentos com os insumos necessários para oferecer o produto, bem como se há necessidade de equipamentos para produzi-los. Entenda o nicho, a demanda desse produto, observe como a concorrência se destaca e pense principalmente nos diferenciais que farão o seu produto sair à frente dos demais.
Estude o seu público-alvo visando compreender as expectativas e as preferências deles. Com essa informação, será mais fácil criar um perfil do cliente. Por último, mas não menos importante, estruture o modelo visual do seu negócio, ou seja, o modo como a companhia irá entregar valor aos consumidores. Praticar essas atitudes com certeza ajudarão na ascensão do seu negócio.
Avalie se há possibilidades de expandir os negócios online para o presencial, quais são os custos básicos, como o local ou o custo com locomoção até o cliente. Ter todas essas informações anotadas vai contribuir para o sucesso do negócio. Caso deseje começar, mas ainda não sabe por onde, confira algumas ideias: