Descubra porque você precisa ter um site Mobile Friendly e confira algumas dicas extremamente importantes.
Com a mudança no algoritmo do Google, pesquisas feitas por dispositivos com computadores, notebooks, celulares ou tablets terão resultados diferentes dentro do buscador. Um site responsivo e dentro dos parâmetros que o Google estabelece receberá uma melhor posição do que sites que possuem somente uma versão para desktop.
Podemos dizer que um site Mobile Friendly é considerado uma estratégia de SEO, porque você pode melhorar o posicionamento do seu e-commerce dentro dos mecanismos de busca se o seu site possuir uma versão mobile. Mas o que isso significa e o que você perde por não ter um site com essa característica? Descubra agora!
O que é um site Mobile Friendly?
Há uma grande chance de você estar lendo este artigo através de um celular. Uma pesquisa do IBGE aponta que 66% dos brasileiros têm acesso à internet e outra pesquisa mostra que 92% dos lares brasileiros utilizam pelo menos um celular. Isso ilustra a importância de uma empresa investir na versão mobile friendly de seu site nos dias atuais. Pois muitos usuários acessam a internet através desse dispositivo para fazer compras ou pesquisar um produto.
Mobile friendly são sites adaptados para dispositivos móveis. Eles possibilitam uma melhor experiência de navegação pelo celular, pelo tablet ou outros dispositivos. Um site que não é adaptável ao aparelho acessado pelo usuário pode prejudicar a experiência do leitor por tudo estar muito pequeno na tela do dispositivo. Se algo atrapalha o usuário, ele fica menos engajado com a sua marca e permanece menos tempo no seu site.
Diferença entre site responsivo e site mobile
Você pode estar se perguntando se sites responsivos e sites mobile são a mesma coisa. Embora tenham definições semelhantes, os dois termos não são iguais.
Um site responsivo é um site adaptável a qualquer dispositivo, adequando os textos, imagens e formatos a qualquer tamanho de tela sem comprometer a experiência do usuário. O sistema utiliza códigos de programação da linguagem CSS3 que se adapta a resolução do dispositivo utilizado pelo usuário.
Já o mobile friendly é um site feito somente para dispositivos móveis, e que não se adapta corretamente para desktop, pois os códigos utilizados são diferentes. Geralmente, os sites mobile possuem um domínio iniciado pela letra m, como m.dominio.com.br.
Também temos um conteúdo importante que ensina como fazer link building.
Como desenvolver um site mobile friendly?
Antes de adquirir um site responsivo ou mobile para dispositivos móveis, é preciso pensar em todas as suas particularidades, como o design. Ícones adaptáveis para telas pequenas e muitos outros tópicos conforme a estratégia voltada para a experiência do usuário.
Por ter que se ater a tantos detalhes, é indicado que quem tenha interesse em adquirir um site mobile friendly contrate programadores experientes no processo e agências especializadas em SEO. Para trabalhar com estratégias de forma a otimizar e elevar o seu site dentro dos mecanismos de busca.
Afinal, você tem interesse em adquirir um site mobile friendly? Coloque nos comentários o que você espera desta nova versão de seu site.