Pular para o conteúdo
Início » Tráfego Pago e Tráfego Orgânico: quais as diferenças?

Tráfego Pago e Tráfego Orgânico: quais as diferenças?

Tráfego Pago e Tráfego Orgânico

O tráfego pago e o tráfego orgânico são duas diferentes estratégias de marketing que visam atrair novos leads, seja para um site, uma página de vendas, blog, dentre outras plataformas.

O que diferencia um do outro é a existência (ou não) de investimento financeiro para o aumento de tráfego direcionado para o seu canal. Um irá utilizar anúncios de publicidade no meio digital para conseguir atrair novos leads enquanto o outro visa fazer isso sem estes anúncios pagos.

Já deve ter uma ideia de qual significado representa cada um, certo? Mas, a seguir, você verá o que cada um representa para uma empresa e quais as ferramentas utilizadas no processo de conquistar novos leads. Confira!

O que é o tráfego pago?

O tráfego pago é uma das diversas estratégias de marketing, tendo como objetivo gerar cliques e atrair novos usuários para o seu site, blog, página de vendas, dentre outros canais. No fim, o intuito é conseguir gerar novos leads e conversões.

Nesse tipo de tráfego, um novo visitante irá chegar até o seu canal após ter clicado em um anúncio que tenha sido inserido na internet e que tenha sido promovido pelo seu negócio – havendo diversas maneiras de realizar essa promoção.

Assim, você verá que um maior número de pessoas começará a acessar o seu canal, entrar em contato para saber sobre o seu produto/serviço.

O intuito é conseguir gerar um bom número de cliques e também atrair sempre um número maior de visitantes. Quanto maior o fluxo, maior o número de pessoas que passam por todo o funil de vendas.

A estratégia do tráfego pago vem sendo utilizada por diversas empresas, sempre com o intuito de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam o trabalho e contribuam para o aumento dos lucros e reconhecimento da marca.

Mídias Pagas (Google Ads, Meta Ads etc)

As plataformas e ferramentas utilizadas para criar uma estratégia de tráfego pago podem ser conhecidas como Mídias Pagas. Dentre elas, temos o Google Ads (que é a maior plataforma para gerenciamento de campanhas e mídias pagas), assim como o Meta Ads (Facebook e Instagram), LinkedIn Ads, etc.

Benefícios para a sua empresa

O investimento em tráfego pago contribui para o crescimento da visibilidade de uma marca, tendo em vista que ela estará sendo exibida para um maior número de pessoas.

Além disso, essa estratégia de marketing garante um número maior de conversões, ajuda a divulgar ações específicas (que podem precisar de mais atenção e mais destaque em um determinado momento), contribui para a melhoria da reputação da empresa no Google e muito mais!

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico será um pouco parecido com o tráfego pago, só que sem o investimento financeiro. Ou seja, todos os visitantes que acessarem o link estarão fazendo isso de uma forma espontânea – sem a utilização de anúncios.

Uma das principais maneiras de fazer tráfego orgânico é por meio de mecanismos de buscas, como o Google. O principal diferencial do tráfego orgânico é a possibilidade de se destacar nas primeiras páginas do Google sem precisar pagar pelos cliques obtidos.

SEO e SEM

Entre as principais estratégias para melhorar o tráfego orgânico e obter resultados, temos o SEO e o SEM.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma abordagem que irá utilizar certos métodos para aparecer nos primeiros resultados orgânicos da pesquisa. O SEO inclui a otimização da velocidade do site, otimização de meta tags, criação de conteúdo exclusivo e estratégias de link building.

O SEM (Search Engine Marketing) é a área do marketing responsável por trabalhar tanto no SEO quanto nos anúncios, trazendo tráfego orgânico e tráfego pago para a empresa. O SEM é a melhor estratégia para que a sua empresa possa crescer rapidamente com o marketing digital.

Como a minha empresa pode se beneficiar com o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é uma opção viável para quem visa o custo-benefício. Afinal, ele ajuda a reduzir os custos com anúncios e pode ser mais viável para pequenas empresas que não possuem muito o que investir ainda.

Conte com profissionais da área!

Em ambas as situações, tanto no tráfego pago quanto orgânico, o acompanhamento de um profissional especializado – como uma agência especialista em SEO – fará a diferença nos seus resultados. Afinal, eles estarão capacitados para buscar, identificar e anunciar aquilo que irá gerar relevância e lucro para o seu negócio.

Sair da versão mobile