Pular para o conteúdo
Início » Collabs “improváveis” ajudam marcas a chegarem a novos nichos

Collabs “improváveis” ajudam marcas a chegarem a novos nichos

Collabs

Descubra por que cada vez mais as marcas têm adotado as collabs como forma de aumentar as vendas 

Se você é uma pessoa que acompanha o que acontece no mundo da moda e está sempre de olho nos lançamentos de cada marca, provavelmente já percebeu que as collabs têm se tornado supercomuns e feito muito sucesso entre quem ama duas marcas que decidiram trabalhar juntas. Porém, nem todo mundo sabe o que é uma collab e como ela pode impactar o mercado e aumentar as vendas de determinadas marcas. 

Quando uma marca decide fazer uma colaboração com outra, precisa passar por muitos processos até chegar ao resultado desejado. Afinal, é necessário que essa collab seja boa para as duas marcas. Aliás, é por isso que muitas grandes empresas escolhem fazer uma colaboração com marcas menores, já que você aumenta as suas vendas e mostra para o público que existe outra marca que também é interessante. 

Mas se você não sabe o que é collab, tem uma marca e quer fazer com que ela seja vista e reconhecida, abaixo você compreende o motivo das colaborações estarem fazendo o maior sucesso entre marcas de diferentes nichos. 

O que é uma collab?

Collab significa basicamente “colaboração”, e acontece quando duas marcas ou pessoas se juntam e montam uma coleção baseada no que as empresas já vendem. O objetivo dessa união é fazer com que as marcas fiquem mais conhecidas e, consequentemente, aumentem suas vendas, além de servir para o desenvolvimento de determinado produto, reforçar positivamente a imagem e os posicionamentos, entre outros. 

Ainda, um dos principais objetivos em uma collab é aumentar o público que compra itens daquela marca, principalmente quando o foco são nichos diferentes que se complementam. Podemos dizer que a collab é uma combinação de forças, um investimento que visa aumentar a popularidade de ambas as empresas. 

Por que fazer uma collab?

Além de todos os benefícios já citados, fazer uma collab pode abrir muitas portas, principalmente para marcas pequenas que estão tentando conquistar seu espaço. Fazendo, inclusive, com que você alcance nichos distintos. Ter reconhecimento no mercado é uma das coisas mais importantes quando se tem uma marca, portanto, a collab vai trazer visibilidade e aumentar a credibilidade da sua companhia. 

É essencial lembrar: na hora de fazer uma collab, verifique se a outra marca tem um bom histórico com o público. Se a sua empresa deseja fazer uma collab com outra que seja de um ramo muito diferente, você pode usar esse fato para fazer algo que tenha grande impacto.

Como fazer uma collab?

Antes de mais nada, ao fazer uma collab, procure uma marca que esteja disposta a fazer essa colaboração. Assim, alinhe os objetivos e os valores de cada uma. Isso é extremamente importante para o sucesso da parceria. 

Ainda, fazer uma collab requer planejamento e muita estratégia para que tudo saia como o esperado, pois o resultado deve ser satisfatório para os dois lados. Além disso, na hora de pensar em uma collab, é preciso usar toda a criatividade tanto na produção quanto na comunicação. Afinal, é necessário investir em algo que realmente chame a atenção das pessoas.

Algumas collabs famosas 

Com o crescimento das collabs, algumas marcas têm se unido para fazer coleções e peças exclusivas. E várias delas têm se tornado muito famosas, como a coleção de roupas e calçados que a Beyoncé tem com a Adidas e a Nike com o Michael Jordan. Sem contar as lojas de departamento que têm chamado marcas brasileiras para collabs com peças sustentáveis que contam uma história. Há também as collabs feitas por marcas menores que têm alcançado um público enorme, fazendo com que a colaboração seja sempre lembrada.