Confira as principais dicas de como proteger seu negócio de ataques cibernéticos!
Você sabe qual é a importância que a proteção dos dados de seu negócio possui hoje em dia? Com a facilidade que os criminosos cibernéticos possuem de invadir computadores e outros dispositivos, essa segurança “extra” tem se tornado cada vez mais indispensável para o meio empresarial.
Além disso, as informações vazadas podem gerar grandes prejuízos para o negócio, afinal, ele poderá perder a credibilidade perante seus clientes, assim como perderá fornecedores e parcerias importantes no processo.
Sem contar que existem também os prejuízos financeiros, que poderão ser irreversíveis e acabar com o seu negócio. Com tudo isso, o melhor é ir em busca de proteção contra esses ataques, não é mesmo?
Mas, afinal, como é feita a proteção do seu negócio contra esses ataques cibernéticos? A seguir, iremos entender mais a fundo a importância da cibersegurança no seu negócio, assim como o que pode ser feito para se proteger. Confira!
A importância de proteger o seu negócio
A proteção dos dados e informações de uma empresa é assunto sério, tendo em vista que elas costumam lidar com uma quantidade considerável de dados pessoais de clientes, colaboradores e outras pessoas envolvidas no processo.
A importância está atrelada ao tipo de ameaça que os ataques cibernéticos oferecem ao negócio, que são:
Ameaças aos dados
As ameaças de dados estão atreladas a todas as informações confidenciais e pessoais que constam no sistema de uma empresa, ou seja, documentos, fotos, endereços, contatos e muito mais.
Além disso, existem também as informações da própria empresa que, ao serem vazadas, também irão oferecer um grande transtorno ao negócio.
Ameaças ao patrimônio
De acordo com a pesquisa Google, patrimônio é um “conjunto dos bens, direitos e obrigações economicamente apreciáveis, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.” Com isso, podemos considerar uma ameaça ao patrimônio de uma empresa tudo aquilo que coloque esses bens, direitos e obrigações em risco.
Os dados que citamos acima fazem parte do patrimônio da empresa, ou seja, uma possível invasão e vazamento dessas informações colocaria toda a empresa em risco.
Como proteger sua empresa
Como visto acima, as ameaças são grandes e os prejuízos podem ser ainda maiores. Com isso, existem maneiras de proteger o seu negócio dessas ameaças e conseguir subir barreiras resistentes contra os criminosos da internet.
Tenha uma cultura de cibersegurança
Uma cultura de cibersegurança é voltada para instruir os colaboradores de uma empresa sobre as regras e ações a serem tomadas com o intuito de manter os dados seguros.
Com isso, eles irão receber um treinamento para aplicarem práticas de segurança, como a troca de senhas periodicamente, assim como manter determinadas informações no sigilo e mais.
Ou seja, é uma forma de instruir a todos para que entendam o valor dessas informações e a importância de manter hábitos seguros ao utilizar dispositivos da empresa ou ao precisar lidar com informações internas.
Tenha um firewall de qualidade
O firewall é um dispositivo de uma rede de computadores que agirá como uma parede entre os seus dados e os invasores, oferecendo uma opção mais segura para a realização da proteção contra ataques cibernéticos.
O firewall, apesar de ser uma excelente opção complementar, não deve ser a sua única forma de segurança disponível, afinal, existem várias formas de realizar um ataque criminosos no meio digital.
Para isso, temos os antivírus, as práticas citadas acima e também uma equipe especializada em cibersegurança para cumprir o trabalho mais importante.
Faça backup dos dados e teste se o backup funciona
O backup é uma medida de segurança para se prevenir e evitar a perda de dados importantes para uma empresa.
Ao fazer backups, opte sempre por realizar testes, pois dessa maneira você evita possíveis falhas durante o processo – o que pode acabar na perda de informações de alto grau de importância dentro de uma organização.
Leia também sobre as principais teclas de atalhos do Windows 10
Tome cuidado com golpes online
Por fim, esteja sempre atento aos golpes online, principalmente pela facilidade que os criminosos encontram no caminho para roubar dados e informações pessoais.
Evite acessar sites que não ofereçam segurança, instale um antivírus nos seus dispositivos, aplique senhas fortes em suas redes, saiba reconhecer um e-mail, mensagem ou até mesmo ligação maliciosa e se mantenha alerta.