Pular para o conteúdo
Início » 3 Formas Usadas por Pequenas e Médias Empresas para Ter Segurança Online

3 Formas Usadas por Pequenas e Médias Empresas para Ter Segurança Online

Segurança online

Usar a internet nos dias de hoje requer extremo cuidado e precaução. E não seria diferente pensar em proteção e segurança online quando se trata de empresas de médio e pequeno porte no Brasil.

Os pequenos e médios empresários desejam crescer seus negócios em plataformas online, pois estão claros os benefícios trazidos pelas redes sociais e marketing digital àqueles que buscam desenvolver suas lojas físicas. Mas, em meio a tantas ofertas e novidades, como se pode fazer isso de forma segura e confiável tendo como objetivo principal aumentar a produtividade e competitividade no mercado Brasileiro?

A Importância da Segurança Online

Os pequenos e micro empresários perceberam que, sem a internet, é impossível ter sucesso e alcançar novos clientes. Muitos deles nem mesmo sabiam para que serve ou o que é uma VPN, ou o que são ataques de ransomware e assim por diante.

Com o surgimento recente da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conseguimos notar uma maior visibilidade referente à questão da segurança digital, visto que as empresas brasileiras sofrem 3 vezes mais do que as demais empresas de âmbito internacional com ataques de hackers e ransomware. E tudo isso se dá por conta dos falhos sistemas de proteção e da falta de conscientização dos empresários brasileiros.

Algumas medidas simples podem e devem ser tomadas para que essa mentalidade e o cenário atual das empresas brasileiras mudem para melhor. Segue uma lista resumida abaixo.

  • Antivírus
  • Rede wifi protegida
  • Política de uso de recursos tecnológicos
  • Cuidado na definição de senhas
  • Bloqueio a sites nocivos

O tema da cibersegurança é, certamente, um dos principais desafios das empresas, que sofrem com os riscos aumentados devido à exposição online. Recentemente, pudemos ver uma perda financeira de grandes proporções de uma importante rede de lojas brasileiras após ataques sofridos por vírus (foram mais de R$900 milhões perdidos em 3 dias).

Com isso, não só a empresa perde dinheiro como também credibilidade e reputação. Toda a gestão da organização é colocada em jogo e até mesmo os funcionários correm risco de perder seus empregos.

3 Formas Mais Usadas para Proteção Online

3 Formas Mais Usadas para Proteção Online

Apesar de termos conhecimento sobre diversas dicas de segurança online, nem todas são eficazes. Mostraremos aqui nesta seção 3 formas seguras e de confiança para os pequenos e médios empresários aplicarem e adotarem em suas empresas e negócios online.

Uso de um antivírus

Essa é uma dica tão básica, mas que muitos empresários simplesmente esquecem ou não levam em conta. Um equipamento precisa ter um antivírus instalado para estar minimamente protegido.

Até mesmo as versões gratuitas são bem-vindas. Podemos citar aqui alguns deles.

  • McAfee
  • Avast
  • AVG

É claro que tudo irá depender da necessidade do empresário e das outras medidas de segurança anexadas a essa. Não se pode apenas instalar um software como os citados acima e esperar que ele faça um milagre na vida da empresa!

Um antivírus desatualizado significa riscos altos para a empresa, perdendo assim grande parte da sua eficiência e deixando seu negócio vulnerável. Sendo assim, busque sempre atualizar o software e se informar sobre planos de proteção mais avançados.

Política de uso de tecnologia definida

No ambiente empresarial, é importante que cada empresa crie suas próprias diretrizes e códigos de conduta. Se for uma empresa de médio porte (até mesmo as de pequeno porte), isso se tornará ainda mais necessário.

Os funcionários e equipe devem entender e compartilhar das regras quanto a computadores, seu uso e como usar a internet de forma produtiva e benéfica para a empresa. Vemos muitos casos de empresários reclamando sobre sua equipe não comprometida com a proteção e segurança online, fazendo uso de sites inapropriados e irrelevantes.

Sendo assim, uma medida criada por empresas para se precaver de situações desagradáveis e inesperadas é, sem dúvidas, traçar um plano estratégico de política de utilização de recursos tecnológicos e o compartilhar amplamente com os funcionários.

Backup de dados relevantes do seu negócio

Cópias de todos os dados importantes do seu negócio são extremamente recomendados. Dados financeiros e informações sobre produtos, clientes e fornecedores devem ser guardados e armazenados através de um backup feito diariamente.

Isso pode ser executado de maneira automática, e o mais recomendado é que seja feito em dois locais distintos. Um exemplo a ser usado é o Google Drive ou Dropbox, ferramentas simples, sem grandes custos, e que são de grande ajuda às empresas.

Conclusão

As medidas protetivas de segurança online são a maneira mais eficaz de evitar problemas futuros para a sua empresa. Siga as dicas dadas aqui no artigo e certamente você poderá ajudar seu negócio online a ter sucesso. Os desafios sobre o assunto são diversos, mas é possível implementar ações que farão com que você seja bem-sucedido.