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Erros no Marketing Digital que são comuns

Erros no Marketing Digital

Preparamos uma lista com os principais erros no marketing digital que são comuns, mas que impedem o crescimento dos negócios. Além disso, esses contribuem para que muitos abandonem a carreira depois de um tempo.

O marketing digital é o método de marketing atual no qual usamos vários dispositivos computacionais para alcançar os clientes interessados pelo nosso produto ou serviço. 

Dessa maneira, envolve o uso de programas de software, aplicativos e plataformas de tecnologia, como e-mail, sites, mídias sociais, etc. O mundo do marketing digital é vasto em que podemos facilmente nos perder.

Sendo assim, as estratégias de marketing digital incluem marketing visual, marketing móvel e técnicas de marketing online de vários tipos.

Por causa de todos os avanços e mudanças na tecnologia, pode ser difícil acompanhar todas as últimas tendências e métodos englobados pelo marketing digital.

Para evitar erros na sua estratégia de marketing digital, preparamos este guia. Então, confira cada um deles!

Erros no marketing digital que são comuns e precisam ser evitados

erros comuns no marketing digital
Fonte da imagem: pexels

Não precisamos apenas saber o que fazer no mundo do marketing digital, temos que saber o que não fazer também. Sendo assim, logo abaixo está uma lista do que não podemos fazer no cenário atual.

1. Não focar as suas estratégias visando o marketing móvel 

O número de pessoas que passam mais tempo na web com dispositivos móveis está crescendo a um ritmo acelerado. Se você possui um negócio online, não pode mais resistir a dispositivos móveis como parte de sua estratégia de marketing digital. 

Torne o seu site compatível com dispositivos móveis! Muitos programas de criação de sites, como o WordPress, possuem plugins e recursos automáticos para fazer isso por você. 

Mas você também pode adicionar uma linha de código ao seu site que irá formatá-lo para o dispositivo que está sendo usado. Certifique-se de experimentar seu site em seus dispositivos móveis, para descobrir exatamente como as pessoas o estão vendo. 

Então, faça você mesmo os testes de experiência em dispositivos móveis para ter uma compreensão completa do que precisa fazer.

Negligenciar isso é um dos erros de iniciantes no marketing digital que se tornou rotineiro, mas é algo para ser corrigido.

2. Demasiada mídia social

É notório que a presença social é algo de muita importância numa boa estratégia de vendas online, mas devemos ter cuidado na má utilização dessas mídias. 

Vale lembrar que é praticamente impossível esperar construir uma presença ativa em todos os sites sociais. Dessa forma, você precisa escolher os principais deles e começar a construir sua marca e configurar sua presença social. 

Algumas das redes sociais mais usadas no momento são Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e Pinterest. Além dessas, várias outras tem surgido a exemplo do Helo app.

Sabendo disso, é bom entender melhor o seu mercado-alvo e em quais dessas redes sociais seu público mais se concentra.

3. Sobrecarga de Informações – um dos principais erros no Marketing Digital

O mundo do marketing digital é tão vasto que podemos facilmente nos perder nas informações. Eu, assim como muitos outros, caio na armadilha de gastar muito tempo coletando informações de inúmeras fontes sobre vários aspectos da construção de um negócio online. 

Precisamos estreitar nosso foco e também aprender apenas o que precisamos de verdade, para construir nosso negócio com sucesso. Portanto, encontre boas fontes de informações, siga uma metodologia e fique com elas para crescer num propósito.

4. Não ter um site amigável

Muitos de nós somos tentados a criar o maior, mais brilhante e mais chamativo site possível, mas isso é um grande erro. Isso porque, é necessário que o design do seu site seja simples, fácil de navegar e muito amigável. 

Adicione apenas o necessário para informar seus clientes. Você deseja adicionar algum conteúdo extra para fornecer informações aos seus visitantes, mas certifique-se de que ele se refira diretamente ao assunto do seu site. 

Não sobrecarregue seu site com inúmeros anúncios, informações irrelevantes ou etapas extras para chegar ao seu apelo à ação.

5. Não acompanhar as mudanças de SEO

SEO é muito pertinente ao seu site, mas as regras e regulamentos estão sempre mudando. Encontre uma boa fonte de informações de SEO e siga-a regularmente para acompanhar as alterações e fazer as revisões necessárias no site da sua empresa.

Portanto, esse é um dos principais erros de marketing digital que muitos cometem. Afinal, não dá para aplicar coisas que a 10 anos atrás eram válidas. 

Sem dúvida alguma, o SEO é algo que precisa ser estudado sempre e é um dos responsáveis pelo sucesso ou fracasso que quem o faz. 

6. Não utilizar o marketing visual

Ao usar o marketing visual, você pode aumentar sua taxa de conversão em até 86%. Esta é uma estatística fenomenal. 

Coloque um vídeo em seu destino e/ou mesmo na página inicial. Além disso, coloque estrategicamente gráficos de qualidade nas postagens e no conteúdo do seu blog. 

Use recursos visuais o máximo possível em seu marketing de mídia social. Crie e use seus próprios infográficos para seu blog e mídias sociais. Existem ferramentas gratuitas para fazer infográficos. 

Use uma foto ou gráfico atraente em seus artigos. Isso pode significar a diferença entre o seu artigo ser lido ou rejeitado. Veja artigos com fotos. A foto puxa você para o artigo e faz você querer lê-lo ou deixa você sem graça.

Anote o tipo de imagem usada e qual emoção ou ação ela desperta em você. Colocar um vídeo bem feito em sua página inicial ou página de destino também fará uma diferença substancial. As pessoas vão entender a mensagem muito mais rápido do que lendo e pode ser o fator decisivo para ficar ou ir embora. 

Seja divertido no vídeo, mas certifique-se de entregar a mensagem principal do tema. Sua imagem e voz também ajudarão seu potencial cliente a se relacionar com você. 

7. Não Testar e Rastrear

Aproveite as ferramentas gratuitas do Google para estudar suas estatísticas e rastrear seus visitantes. 

O Google Analytics pode ajudá-lo a ajustar seu site ao pico de desempenho. Sabendo disso, teste seus anúncios, páginas da web, caixas de recursos de artigos e outros. Descubra o que traz os melhores resultados e mais respostas e fique com ele.

Então, não utilizar as ferramentas oficiais do maior buscador do mundo é um dos principais erros de marketing digital que impedem os sites novos crescerem. 

8. Não Estabelecer o Relacionamento

Fazer negócios com pessoas digitalmente é muito diferente de poder falar com elas de maneira presencial. É mais difícil para as pessoas confiarem em uma página da web do que em uma pessoa real, então se certifique de fazer todo o possível para construir essa relação de confiança e respeito. 

Responda a todas as perguntas por e-mail de forma rápida e adequada. Seja confiável – se você disser que vai fazer algo, certifique-se de fazê-lo. Seja consistente – se você estiver enviando um boletim informativo semanal, não fique relaxado e comece a perder semanas.

Atualize seu blog e as informações do produto regularmente. Além disso, seja consistente em suas redes sociais, responda a todas as perguntas e comentários em tempo hábil. Deixe as pessoas saberem que você está disponível para elas e pode ser confiável.

Dessa forma, você evitará esses erros no marketing digital que atrapalham a realização de vendas. 

9. Concentrar-se muito no tráfego e não o suficiente nas conversões

O tráfego é a força vital de um negócio online, mas você também precisa se concentrar na qualidade e no tráfego direcionado. 

Afinal, obter 1000 visitantes em seu site não adianta muito se eles não estiverem interessados no que você oferece.

Participe de grupos e fóruns onde possam estar pessoas interessadas em seus serviços. Se você oferece produtos e serviços B2B, participe de grupos e fóruns de proprietários de empresas domésticas. Todos nós queremos mais acessos, mas precisamos focar no tráfego para quem realmente podemos vender.

Dessa forma, recomendamos um artigo completo que preparamos aqui sobre como fazer a primeira venda no Marketing Digital.

Conclusão: erros comuns no marketing digital

Iniciar um negócio online e entrar de cabeça no mundo do marketing digital não é uma boa ideia. Você precisa se capacitar. Além disso, é necessário fazer algum planejamento com antecedência e pesquisar no que está se metendo. Saiba quem poderão ser seus clientes e onde encontrá-los. 

Certifique-se de que você está oferecendo um produto ou serviço vendável e de qualidade. Esteja um pouco preparado para o seu mergulho no mundo do marketing da atualidade.

Os erros são muito comuns, mas precisam ser corrigidos. Se você está tentando construir um negócio online, você precisa estar informado e estar constantemente se adaptando e aprendendo cada vez mais. 

O marketing digital percorreu um longo caminho desde o início dos anos 90 e precisamos crescer e desenvolver com ele. Às vezes, será esmagador, mas você pode trabalhar para superar e construir um negócio online de sucesso. Como Fazer a Primeira Venda no Marketing Digital

Espero que nossas dicas de erros comuns no marketing digital e como corrigi-lo sirva de alerta para evitar problemas futuros.